Hoje, no Grupo Lef os investimentos produtivos são pensados em conjunto com as práticas de sustentabilidade. Os processos seguem rígidos controles para otimizar resultados e neutralizar os impactos ao meio ambiente.

  • Captação de Água

    Buscando o uso consciente e racional de água, elaboramos um projeto de captação de água das chuvas para o uso nas etapas de nosso processo produtivo. Toda a área coberta, que soma um total de 120.000m2, foi otimizada para a captação de água da chuva. A capacidade de armazenamento é de 13.000.000 de litros de água.

  • Tratamento de Afluentes

    Toda a água utilizada no processo é tratada e volta a ser reutilizada no processo.

  • Depurador de Gases

    No processo de queima, as placas cerâmicas eliminam gases, esses gases são filtrados pelo depurador e somente após esta etapa, é liberado ar puro e limpo na atmosfera, todo processo é acompanhado e auditado pela Cetesb, órgão responsável pela qualificação do ar em nosso ambiente.

  • Eficiência Energética

    Todo ar quente gerado no processo é reaproveitado impactando em menor consumo de gás natural. Contamos com uma subestação de energia elétrica que alimenta todo o parque fabril.

  • Reflorestamento

    Após a extração controlada pelos órgãos responsáveis, as áreas de extração de argila são reflorestadas com o manejo das espécies existentes no local.

  • Resíduos Sólidos

    Os resíduos sólidos gerados através do processo produtivo são reutilizados sem que as características técnicas dos produtos se alterem.