5 tendências de pisos e revestimentos para 2021

Mudar o visual da nossa casa nesses primeiros meses do ano é o desejo de muitos, especialmente porque, com a pandemia de COVID-19, a vida passou a ter uma rotina diferenciada. Ficar todo esse tempo dentro de casa fez com que as pessoas prestassem mais atenção em seus lares, o que trouxe o desejo por modificações e melhorias. Além disso, a necessidade de constante higienização tem trazido novas tendências de pisos e revestimentos para 2021.

No entanto, aliar beleza, charme e praticidade na decoração não é uma tarefa fácil, afinal a praticidade do dia a dia não é mais apenas um luxo, com o “novo normal” ela se tornou uma necessidade. Ao apostar na criatividade e escolher produtos versáteis, fica muito fácil ornamentar a casa e deixá-la com uma cara mais sofisticada e funcional, o que garante também o charme e o conforto do espaço.

Encontrar tudo isso em um único objeto decorativo parece até impossível, e foi pensando nisso que preparamos uma lista de 5 tendências de pisos e revestimentos para 2021.

Urban Jungle
O estilo selva urbana tem se tornado tendência desde que o distanciamento social começou, e continuará em alta neste ano. Esse jeito de decorar sacia o desejo humano de ter contato com a natureza, mesmo em ambientes fechados, como os lares, escritórios ou mesmo ambientes urbanos. Apostando em tons neutros e terrosos, em elementos naturais como madeira ou porcelanatos caramelos e colocando algumas plantas, é possível trazer um pouco da natureza para perto de você.

Cores e texturas
Outros elementos que podem proporcionar modernidade para o seu lar e que estão em alta neste ano são as cores e texturas. Revestimentos em 3D serão destaques em muitos ambientes, pois representam ambientes sofisticados. Esse modelo de revestimento ganhará novos formatos, o quadrado tradicional dará vez para o hexágono, que traz a sensação de um espaço tanto rústico como moderno.
Você pode deixar os ambientes ainda mais interessantes e cheios de personalidade fazendo uso das cores. Com elas, é possível trazer diversos sentimentos, dependendo da cor, ou combinação escolhida.

Porcelanatos grandes
Os porcelanatos de grandes formatos são alguns dos produtos com maior destaque nas lojas de materiais para construção neste ano. Por serem resistentes, de baixa porosidade e de fácil limpeza, esses tipos de revestimentos têm potencial para transformar um ambiente simples em algo magnífico.
Além disso, os porcelanatos de grandes formatos têm menos rejuntes, o que resulta em economia e menor quantidade de materiais porosos. Ou seja, ele garante praticidade na hora da higienização e menor chance de estragar ou desbotar os rejuntes devido ao uso de produtos agressivos, como água sanitária, álcool e demais materiais de limpeza.

Revestimentos com acabamento brilhante
O distanciamento social trouxe solidão para muitos e, com isso, houve um aumento na adoção de animais domésticos, que são grandes companheiros. A partir disso, a preocupação com um ambiente saudável para os pets se tornou mais recorrente, por isso, neste ano, grande parte das reformas deve contar com a presença de acabamentos e revestimentos que tragam conforto para os bichinhos. Nesse aspecto, em relação aos pisos, os esmaltados têm a vantagem de serem práticos, pois são fáceis de limpar e resistentes a líquidos. Além disso, preservam uma temperatura mais amena, não ficando muito gelados ou muito quentes, o que é ótimo para trazer mais conforto aos pets.

Área externa
Por fim, a nossa quinta e última dica é sobre revestimentos para ambientes externos. Esse recurso pode – e deve – ser usado como adorno e complemento da decoração do ambiente. Nesse caso, você pode ter certeza de que existem tendências de revestimentos para 2021 prontas para cumprir o que você precisa. A garagem, por exemplo, é um ambiente que exige atenção na escolha dos materiais, principalmente no piso. Ela pode ser apenas cimentada, ou, se você preferir, pode colocar porcelanato tanto no piso quanto nas paredes.

Gostou das dicas? Compartilhe conosco, nos comentários, qual o revestimento que vai mudar a cara da sua obra neste ano que chegou com tudo!