Existe uma série de fatores que devemos levar em conta antes de escolher o revestimento ideal para uma casa ou estabelecimento comercial, e um dos principais é entender se ele tem condições para suportar o tráfego de pessoas que aquele cômodo terá no futuro. Em relação aos pisos cerâmicos, é a escala de PEI que determina se uma peça tem a resistência à abrasão necessária para um determinado ambiente. Mas será que existe também PEI do porcelanato? A resposta é não! E vamos explicar como funciona essa classificação quando essa for a sua escolha de piso.

Confira esta leitura para entender melhor sobre esse assunto!

Identificar-se com a estampa, cor ou textura do porcelanato não é o suficiente para escolher o piso perfeito para a sua obra. É preciso entender se aquela peça que você escolheu foi preparada para o local de uso que você precisa revestir. 

Pensando nisso, os porcelanatos passam por uma avaliação levando-as uma classificação chamada de Indicação de Local de Uso. Quando você segue corretamente essa importante recomendação, fica muito mais fácil escolher o porcelanato certo para cada ambiente da sua obra.

Escolhendo o porcelanato de acordo com a indicação de Local de Uso

Vamos à prática? Para começarmos, estes são os códigos para você conseguir identificar qual porcelanato é ideal para cada tipo de ambiente:

LA – Banheiros residenciais.

LB – Salas, quartos e cozinhas residenciais sem acesso para a rua, além de locais LA.

LC – Áreas internas de uso comercial sem acesso para a rua, garagens residenciais e varandas com acesso para rua e locais LB.

LD – Áreas comerciais com acesso para rua e locais LC.

LE – Ambientes externos com áreas planas e locais LD.

LR – Revestimentos para parede interna.

LF – Fachadas e locais LR.

Então, olhando para um produto como o Deck, por exemplo, você verá que ele é um piso LR, ideal para parede interna, e LE, que quer dizer que é feito para ambientes externos e para aqueles com as classificações anteriores.

Já o Durango Creme tem em suas especificações as siglas LB e LR. Sendo assim, ele é indicado para salas, quartos e cozinhas residenciais sem acesso para a rua, além de locais LA, assim como revestimentos para parede interna.

E se você pretende escolher um porcelanato para uma área comercial, com acesso à rua, fique de olho. É muito importante que você escolha somente produtos com as características apropriadas, como o Arena.

Portanto, a nossa dica é que você saiba perfeitamente quais serão os locais de aplicação antes de fazer a sua compra. No site da ViaRosa, na aba produtos, você consegue aplicar um filtro que leva você aos porcelanatos com a indicação de uso que procura.

Ficou com alguma dúvida? Se sim, escreva para nós nos comentários!

Nos vemos no próximo post!