Um dos momentos mais importantes na hora da construção ou reforma é o piso, e escolher um piso errado pode trazer consequências desde uma estética ruim até uma casa fria ou quente demais.

Por isso, cada detalhe do piso importa: a cor, relevo, ambiente e mão de obra, tudo.

Por isso, a ViaRosa separou algumas informações importantes para você que quer que sua casa fique do jeito que sempre quis, com o menor número de preocupações possível.

Planeje bem. 

Este item aparece todos os tutoriais de reforma ou construção – um bom planejamento é importantíssimo. 

Analise qual a direção do sol em relação à sua casa, como a luz entra pelas janelas, quais os ambientes onde mais pessoas passam e onde fica grande parte da sujeira de fora. 

Ambientes como cozinha e banheiro não se dão bem com pisos de madeira ou muito escuros, mas pisos brancos demais podem sujar com facilidade. Portanto, escolha um piso de uma cor clara e fácil de limpar, como o Armani Gris, que além de todos os benefícios citados acima, é maravilhoso aos olhos.

Locais de maior interação humana e com pouca incidência de partículas de sujeira podem se beneficiar de um piso de madeira, que no inverno permite o caminhar confortável sem uso de sapatos. Um bom exemplo de piso perfeito para ambientes sociais é o Madero Acácia.

Saiba lidar com os diversos ambientes.

É bom comprar poucas variações de pisos para deixar a casa mais uniforme, mas isso nem sempre é a melhor escolha esteticamente.

Às vezes um estilo mais moderno e urbano que se encaixa bem na cozinha não tem o mesmo efeito no banheiro, e o piso é um reflexo disso. 

Um exemplo são os modelos ViaRosa Deck, que se mostram fenomenais em ambientes externos e molhados. Em uma decoração moderna ou mais robusta em ambientes internos, a melhor escolha é uma cerâmica neutra, como a Classic Graphite

Coerência nas cores.

Um aspecto importante dos pisos é sua capacidade reflexiva, e as cores são essencialmente reflexões da luz, seja ela de lâmpadas ou do sol. Esses são fatores a serem considerados. 

Um piso muito claro, como o Classic White, no lugar certo pode refletir a luz do sol na casa toda, enquanto um mais escuro pode ser mais fácil de manter limpo e combinar com a iluminação artificial, como nosso querido Metropole Grafite.

Invista em uma boa mão de obra.

Não existe piso bem feito sem alguém para fazê-lo bem. 

Escolha uma mão de obra não pelo preço, mas pela sua confiança. Procure avaliações de conhecidos, de outros profissionais da área e não se apegue muito a uma ideia só de como deveria ficar. Existem gostos e gostos, mas a experiência sempre fala mais alto. 

Gostou das dicas? Então não esqueça de seguir a ViaRosa nas redes sociais para mais conteúdos!