Dizer que “menos é mais” é quase que um mantra para muitas pessoas quando o assunto é decoração. Porém, em prol da liberdade criativa e de expressão de gostos pessoais, existe um estilo que abraça essa vontade de romper regras, conhecido como maximalismo, onde “mais é mais”.

Ficou interessado neste estilo que foge de regras? Continue a leitura e veja se é o que está buscando para o seu ambiente.

O que é maximalismo?

Em contraponto ao minimalismo, que preza por espaços mais clean, ambientes abertos, com mobílias funcionais e poucos acessórios, o maximalismo pede o oposto, permitindo a personalização de ambientes com infinitas possibilidades. 

Pode-se misturar tendências, padrões, cores e paletas ousadas, estampas, o que quiser… É possível fazer combinações de tendências, como clássico, moderno, barroco e industrial.

E apesar das cores fortes terem um lugar de destaque na decoração maximalista, também é possível obter um ambiente com esse estilo a partir de cores neutras.

Devido à ausência de regras, é um considerado um estilo que traz mais liberdade às pessoas que queiram expor itens de grande valor pessoal, com um grande acervo de porta-retratos, quadros, cartões postais, artesanatos, louças, entre outros. 

O espaço torna-se aconchegante e acolhedor, especialmente para a pessoa proprietária do ambiente, trazendo para a decoração tudo que tem significado para ela. O importante é que o design conte histórias.

Algumas formas de compor o ambiente maximalista

Criar um ambiente maximalista não significa dispor de vários objetos expostos, sem pensar em combinações. Ele contempla muitos itens, mas exige organização e curadoria para fazer a dosagem certa.

Tendo isso em mente, é hora de colocar a criatividade para trabalhar e compor o ambiente.

Vale combinar artigos antigos e elementos modernos, ou até mesmo futuristas. Pode-se usar também móveis grandes, cortinas coloridas, sobreposição de tapetes, almofadas diversas, peças geométricas ou papéis de parede estampados.

Decoração floral, seja nos revestimentos, como também a inserção de muitas plantas e vasos ou buquês, é uma aposta recorrente.

Explorar cores vibrantes é uma forte característica, inclusive, combinando com elementos mais neutros, como o industrial. Outra possibilidade é trabalhar com cores complementares, como verde com vermelho, amarelo com roxo e assim por diante.


Piso, parede e… Teto!

Na decoração maximalista, explorar formas e cores passa pela escolha de todo o revestimento, incluindo o teto, que pode ser decorado até com superfícies glamourosas. Há quem aposte, por exemplo, na aplicação de glitter em rejuntes e concretos. 

Como tudo precisa ser bem pensado nessa distribuição tão rica, as paredes podem ser neutras ou chamativas, com cores fortes ou estampas. 

Peças com relevos diferenciados, como os porcelanatos PETRA BALI, PETRA BLUE, ou BRERA, da LINHA STONE, são ótimas opções. Os três produtos vêm no formato 72 x 72 cm, possuem acabamento granilhado e são indicados para ambientes internos e externos. 

Para formas diferenciadas, o CALACATA GOLD DECO pode ser a peça certa e neutra para aplicações, ou, ainda, o PULPIS BROWN ACETINADO, ambos também da linha STONE, formato 72 x 72 cm, com acabamento acetinado. 

A LINHA RUSTIC também pode oferecer a dosagem certa para compor esse ambiente mais aconchegante, usando modelos como o TERRENO ou PÓRFIDO, formato 72 x 72 cm, com acabamento fosco e granilhado.
Gostou das sugestões? Aproveite para seguir a ViaRosa nas redes sociais e conferir outros conteúdos com dicas como essas!