O universo da decoração é realmente apaixonante e não é preciso ser profissional para se arriscar em deixar a nossa casa mais bonita e aconchegante. Pensando nisso, reunimos neste post tudo o que você precisa saber sobre esse assunto, com ideias que vão ajudar você a colocar a mão na massa para deixar o seu lar com a sua cara.

Quer conferir esse conteúdo? Então, tenha uma excelente leitura!

A sua casa do jeito que você precisa

Você já parou para pensar que cada ambiente tem sua funcionalidade? Quando você entende qual é ela, fica mais fácil pensar na decoração desse espaço.

Começando pelo quarto, por exemplo. Lá é seu ambiente para descanso e relaxamento, portanto a sua decoração deve acompanhar essa função.

Pensando em elementos que proporcionam essa sensação, podemos imaginar facilmente quadros que remetem à tranquilidade, cortinas que diminuem a luminosidade e almofadas que deixam a cama ainda mais aconchegante.

Agora, ao pensar na cozinha, precisamos imaginar que ela fique prática para os momentos de preparar suas refeições. Isso significa contar com armários funcionais e quadros que inspiram a arte de cozinhar.

Por isso, o primeiro passo para decorar a sua casa é compreender a função de cada ambiente. 

O seu estilo é o melhor de todos

O segundo ponto que queremos dividir com você é a escolha do estilo de decoração que vai ditar os elementos da sua casa. 

Você pode escolher o minimalista, industrial, rústico ou criar o seu próprio estilo e o último é, certamente, a melhor decisão.

Isso porque é possível escolher elementos que combinam com você e refletem a sua forma de pensar e de agir. Assim, o seu lar ficará exatamente um reflexo da sua personalidade. 

Menos é mais

Assim como na decoração minimalista, os profissionais de design de interiores têm reforçado cada vez mais a importância de ter uma decoração clean, sem carregar o ambiente.

Isso quer dizer ter espaços livres e poucos elementos, dando protagonismo aqueles que realmente ditam a decoração da sua casa. 

Portanto, nada de exagerar!

Pense a longo prazo

Mais um ponto que você deve colocar na balança na hora de decorar a sua casa é que o que faz sentido para você hoje pode não fazer daqui um tempo.

Isso quer dizer que ao escolher elementos fixos, como revestimentos, estes devem ser os mais clássicos e neutros possíveis. 

É muito mais fácil repor uma cortina ou móveis, como uma mesa de jantar, do que trocar todo o piso da casa. Portanto, é interessante você optar por produtos como:

ARMANI CARAMEL

ARMANI GRIS

CARRARA VENATO

CIMENTO NATURAL

CLASSIC MARFIL

CREMA ORION

Check list

Agora que você já sabe as premissas para fazer a decoração da sua casa, vamos dar 5 dicas para você colocá-las em prática:

  1. Saiba onde você quer chegar com sua decoração;
  2. Meça os ambientes que você quer decorar;
  3. Cuidado pra não exagerar nos elementos;
  4. Seja autêntico nas suas escolhas;
  5. Deixe sua casa funcional.

Pronto… Agora mãos à obra! Coloque essas dicas em prática e faça a decoração da sua casa do seu jeito!