Um dos detalhes da beleza de uma residência — se não o mais importante — é a sua iluminação, e, por este motivo, a luz que ocupa todos os espaços de uma casa e como ela entra nesses espaços, é o assunto da matéria de hoje.

Ficou curioso para entender melhor? Então vem conferir essa leitura que preparamos para você!

Janelas por dias.

Vamos começar pelo básico: a maior garantia para um ambiente bem iluminado são as janelas, sejam elas grandes, pequenas, poucas ou muitas, as formas de vidro sempre auxiliam na iluminação direta de qualquer ambiente.

Como resultado de um ambiente que se propõe o uso de janelas, encontramos uma iluminação completa, que aquece o ambiente com mais facilidade em dias frios e ventila nos dias quentes, alinhando uma boa temperatura com a ótima iluminação.

Materiais de vidro em geral oferecem várias soluções para variadas situações, se usadas corretamente. Um ambiente grande, com janelas pequenas, pode parecer claustrofóbico, enquanto janelas um pouco foscas podem causar a sensação de falsa privacidade. Entretanto, janelas que ocupam um bom espaço podem até ajudar a incrementar a rotina, regular o sono e incentivar um dia-a-dia mais saudável.

O maior aliado da iluminação com janelas são revestimentos claros que se alinhem esteticamente com o formato e design da casa. 

Para ambientes com uma arquitetura mais curvilínea e renascentista, uma boa aposta é o Onix Bianco. Para ambientes mais brutalistas e concretos, invista em tons sóbrios, como o Classic Marfil.

Lâmpadas, mas as certas. 

Apenas plantas vivem, exclusivamente, de luz solar e água, então, precisamos pensar também na iluminação artificial, nas cores, no tom e, principalmente, na energia envolvida em cada ambiente.

Ambientes com tons frios podem se beneficiar de uma iluminação mais moderna, com lâmpadas de led, conhecidas por sua luz mais azulada, enquanto ambientes com uma estética mais caseira ou grunge podem ganhar pontos com luzes mais quentes. 

Também é bom considerar o quão tecnológico é o ambiente, visto que um quintal ou ambiente com plantas, por exemplo, pode se beneficiar de uma luz verde, enquanto a moda para quartos gamer são luzes que variam de cores o tempo todo.

Dito isso, é importante ressaltar o valor que a lâmpada certa tem no ambiente onde está inserida, qual contexto se encaixa e se ela é, de fato, necessária.

Conceito certo, certo?

Atualmente, vemos uma onda de casas conceito, com substituições inteligentes para quase tudo, e uma delas é a troca de portas e paredes, e em alguns casos, até a completa remoção destas. 

Obviamente, em casas com poucas paredes, a iluminação será mais completa e muito mais econômica, então é bom considerar o conceito geral do ambiente. 

Se, por exemplo, o quarto for separado da sala por uma pequena divisória ou cortina, é válido usar um único equipamento para iluminação dos dois, e isso pode incluir um telhado de vidro. 

A consideração principal de todo ambiente que conta com poucas paredes é o espaço: quanto maior parecer, melhor, e quando as próprias paredes passam uma impressão de expansão pela cor e pela iluminação 3D, ainda melhor. E nenhuma peça conta com um acabamento 3D igual o White Blocks.

Haja tinta!

Não é segredo que a cor das paredes e móveis tem um grande impacto na iluminação do ambiente. Cores mais claras refletem com mais intensidade, enquanto as cores escuras aquecem mais e refletem menos. 

Por isso, o equilíbrio é importante, traçando um caminho que permita a expressão de cor — seja por itens de decoração ou de paredes com cores diferentes — se adéque à quantidade de luz que entra o tempo todo.

Caminhe pela luz, literalmente.

Uma escolha muito interessante para a iluminação também são os pisos. Um bom piso pode não só trazer um estilo único para a casa, mas dar uma cor única, principalmente quando somado com janelas grandes.

Um revestimento pode fazer maravilhas para refletir a luz branca pela casa e, neste sentido, o Classic Beige pode trazer este efeito com maestria.

Mas se a sua preferência são os tons mais frios, num design mais despojado, o revestimento Armani Gris é a sua escolha principal.

Espelhos, para que te quero.

Agora, é fato que há uma superfície mais reflexiva que todas as outras: os espelhos! Eles podem ajudar muito na iluminação, fazendo o ambiente parecer maior!

O uso de espelhos é recomendado para ambientes pequenos e fáceis de iluminar, como quartos com sacadas ou salas de estar relativamente pequenas. 

Seguindo nossas dicas para conseguir uma casa iluminada, você pode ter seu conforto garantido para passar momentos incríveis com a família e os amigos! 

Gostou das sugestões e quer ler mais artigos como este? Não esqueça de conferir o site da ViaRosa!