Você é apaixonado pelo mundo da decoração e quer uma inspiração para renovar sua casa? Então, conheça o estilo provençal: um conceito que reúne elementos clássicos e românticos, e que dá vida a ambientes protagonistas e cheios de charme. 

Ficou curioso para saber mais sobre esse assunto? Então confira esta leitura que preparamos para você!

A história do estilo provençal 

Para falarmos sobre esse tema, convidamos você a uma viagem ao passado. O estilo provençal nasceu no sul da França, em Provença, em meio ao século XVI.

Naquela época, os camponeses tinham o desejo de ter suas casas inspiradas nos grandes palácios franceses que, vamos combinar, eram lindos, charmosos e muito sofisticados.

Então, dentro de suas possibilidades, eles decoravam seus lares com pitadinhas do que viam por lá. 

Somando um elemento daqui, outro dali, eles deram vida a uma decoração que nos acompanha até os dias de hoje, a qual chamamos de estilo provençal.

O que define esse estilo de decoração?

Imagine que você está compondo uma receita, e que nela os ingredientes são romantismo, sofisticação e rusticidade. Pronto! São esses os elementos que formam o estilo provençal.

Quando falamos em romantismo, é possível obter esse efeito com o uso de flores, tons claros – especialmente o que chamamos hoje de candy colors -, objetos delicados e toques suaves.

A sofisticação é obtida com a adição de lustres, espelhos e tapetes. Por fim, conseguimos o tom rústico com o uso de madeiras e móveis envelhecidos.

Com a mistura equilibrada do que dissemos por aqui, você pode compor sua decoração estilo provençal. Fácil, né?

No entanto, aqui vale um ponto importante: você deve ter notado que essa linha decorativa tem elementos marcantes. Por isso, é muito importante não sobrecarregar o ambiente, somando muitos itens fortes no mesmo espaço.

A decoração provençal na prática

Agora que você já conhece o que é a decoração provençal, está na hora de aprender como aplicá-la em sua casa ou estabelecimento comercial. 

Ela vai muito bem em lojas infantis, de móveis rústicos e até mesmo em salões de beleza. Em casa, combina com quartos, salas e também com áreas gourmet.

Então, mãos à obra!

Elementos estruturais

Para as paredes, você pode apostar em tons de palha, branco, bege, creme, além de cores semelhantes a essas. 

Para o chão, priorize os porcelanatos que se assemelham à madeira. Lembra daquele toque rústico que comentamos? Ele aparece também por aqui.

Você pode apostar em produtos como:

MADERO AMÊNDOA

MADERO ACÁCIA

DECK

Mobílias 

As mobílias do estilo provençal lembram a casa dos nossos avós, e geralmente são de madeira maciça e com cantos arredondados. As penteadeiras também vão super bem 

Os sofás, bem redondos e macios, também combinam com essa linha de decoração, assim como os espelhos com molduras em madeiras.

Itens decorativos

Para fechar com chave de ouro, vêm os itens decorativos. Para você compor sua decoração com estilo provençal, invista em itens como:

  • Tecidos floridos;
  • Papel de parede com listras;
  • Lustres e pendentes grandiosos;
  • Uso de cores pasteis nos detalhes;

E aí, você é um fã do estilo provençal e acha que essa linha decorativa combina com sua casa?

Então, conte para nós nos comentários!